Projeto Oficial do Departamento de Missões no Brasil



IGREJA DE DEUS EM CRISTO-JURISDIÇÃO DO BRASIL
Bispo Terense Rhone

DEPARTAMENTO NACIONAL DE MISSÕES
Elder Adriano Alberto da Silva Cunha, presidente


Projeto Oficial

Estrutura do departamento: O departamento de missões, em sua parte organizacional no que tange ao Brasil, é composto por: Um Presidente jurisdicional e sua diretoria, a saber: 1º Vise-Presidente e respectivamente, 2º, 3º, conforme necessidade; 1º e 2º Secretários e respectivamente, 3º, 4º, conforme a necessidade; 1º e 2º Tesoureiros. Como também, cargos comissionados, tais como: Diretores e coordenadores, conforme a necessidade. Este modelo se aplica a todas as esferas do departamento, como: Regiões e Distritos. 

Departamento Jurisdicional

Responsável pela Gestão e logística do Departamento, no âmbito jurisdicional; zelando por sua visão e identidade denominacional. Sujeito diretamente ao Bispo da jurisdição.   

Proposta de missões para o Brasil.

Quanto ao alvo: O alvo do departamento de missões é: O apoio a abertura de novas igrejas; preparar ministros por meio de estudo teológico regular; promover projetos de desenvolvimento em amplas áreas, tais como: Ensino; assistência social; ações humanitárias; socorros, como outros. Também promover projetos de arrecadação, que proverão os meios para executar os projetos. Este modelo se aplica a todas as esferas do departamento, como: Regiões e Distritos.    

Quanto ao projeto de arrecadação: Além de projetos futuros que serão desenvolvidos, como, por ex: A venda de produtos, campanhas específicas, etc. O departamento propõe de início que: Haja um culto de missões mensal em cada igreja local, e a verba deste seja destinada ao departamento de missões do respectivo distrito, o qual deverá destinar 10% da verba em questão ao departamento regional (estando este distrito ligado a uma região) e 10% ao departamento jurisdicional. Também propõe que cada membro da igreja, receba um envelope do tipo anual, para que neste o membro possa de sua livre iniciativa, destinar uma oferta mensal para o departamento.

Departamento regional.

Havendo Região, deverá haver departamento regional; organizado, conforme orientação acima; e o mesmo, deverá enviar 10% de sua arrecadação ao departamento jurisdicional.
Presidente regional: É o Superintendente Regional que índia e empossa o Presidente Regional de Missões; sendo este também responsável por sua exoneração. Não cabendo ao departamento jurisdicional, responsabilidade quanto a este assunto. O Superintendente Regional é autoridade para escolher para o cargo quem preferir, mas é aconselhável para este cargo: Elder; Ministro ou Missionária.

Suas Atribuições

É responsável pela gestão do departamento na esfera regional; seguindo a orientação de seu Superintendente Regional; como também do departamento Jurisdicional, visto ser uma igreja episcopal. Deverá enviar relatório semestral, ao seu Superintendente Regional; como também ao departamento jurisdicional.   

Departamento distrital

Havendo Distrito, deverá haver departamento distrital; organizado, conforme orientação acima; e o mesmo, deverá enviar 10% de sua arrecadação ao departamento Regional  (estando este ligado a uma região) e 10% ao departamento jurisdicional.



Presidente distrital: É o Superintendente Distrital que índia e empossa o Presidente distrital de Missões; sendo este também responsável por sua exoneração. Não cabendo ao departamento regional e ao jurisdicional, responsabilidade quanto a este assunto. O Superintendente Distrital é autoridade para escolher para o cargo quem preferir, mas, é aconselhável para este cargo: Elder; Ministro; Missionária; Diácono ou Diaconisa.


Suas Atribuições

É responsável pela gestão do departamento na esfera distrital; seguindo a orientação de seu Superintendente Distrital; como também do departamento regional e Jurisdicional, visto ser uma igreja episcopal. Deverá enviar relatório semestral, ao seu Superintendente distrital; como também ao departamento regional (não estando o distrito ligado a uma região e ou não possuindo Presidente Regional de missões; o Presidente Distrital enviará o relatório ao departamento jurisdicional).    


Quanto aos líderes locais: Toda igreja local deverá ter dois líderes locais de Missões, visto ser um departamento oficial da igreja; estes promoverão missões no âmbito local, seguindo a orientação de seu Pastor local, como também de seu Presidente Distrital de Missões; dando todo apoio aos projetos distritais, compreendendo ser uma igreja episcopal. Sendo responsáveis pela coleta das verbas destinadas ao departamento e repassando-as ao respectivo Tesoureiro Distrital. Não deixando apagar a chama missionária do coração da igreja. É o Pastor local que indica e empossa os seus líderes Locais de missões, sendo ele também, responsável por suas exonerações.   Os líderes locais de Missões deverão enviar relatório semestral ao seu Pastor local, como também ao seu Presidente Distrital de Missões.

O culto: O culto mensal será realizado em um mesmo dia todo mês, ex: Todo 1º sábado; toda 2ª segunda feira, etc. Deve seguir os parâmetros do culto público local, sendo enfatizado o tema de missões; toda livre iniciativa é valida, se a mesma vier a somar, e for aprovada pelo Presidente Distrital de Missões e o Pastor local. Tudo no culto deve estar em conformidade com a doutrina da denominação. Este culto é um culto oficial da igreja. A verba nele arrecadada deve ser enviada ao Tesoureiro Distrital de Missões.  



Está à disposição do Departamento em Todas as esferas: 

Seminário Teológico: Seminário Teológico Médio, fornecido pela Associação Cultural Cristã Evangélica Esteio da Verdade; que está ligada à igreja no Brasil, com 16 matérias, com certificado expedido por sua Associação; este pode ser feito por correspondência e ou pode-se montar um núcleo na igreja local ou outro local, para treinamento de membros de nossa igreja e aberto a todos os crentes; 70% da verba arrecadada será para o Departamento Distrital responsável, sendo enviada 30% da verba para a Associação.

Centro Missionário: Foi adquirido um terreno no Rio de Janeiro, para construção do centro missionário que será a Sede de Missões, este local será também destinado a várias atividades da igreja. Ali também será construída a Escola Bispo Samuel Moore para educação infantil; para estas construções, contamos com a ajuda de todos.

Blog Oficial: Existe um blog oficial do Departamento de Missões Jurisdicional: r1missoescogic.blogspot.com; nele todos os líderes em qualquer esfera, podem publicar seus eventos, mensagens e feitos, basta enviar suas publicações para: r1missoescogic@hotmail.com;
 Pode enviar fotos.

Facebook Oficial: Missões COGIC Brasil; você pode publicar todos os seus: Eventos; mensagens; feitos; etc. Basta solicitar, que te adicionamos prontamente.   

Blog Oficial da Associação: esteiodaverdade.blogspot.com . Quer enviar uma mensagem poderosa para o mundo inteiro! Escreva uma mensagem no modelo adotado no blog, e me envie com uma foto sua oficial, publicarei a sua mensagem com muita alegria. Envie para: esteiodaverdade@gmail.com .


Elder. Adriano Alberto da Silva Cunha, Presidente Jurisdicional de Missões.