História da Igreja de Deus em Cristo




IGREJA DE DEUS EM CRISTO-JURISDIÇÃO DO BRASIL
Bispo Samuel Moore | Supervisora Lee Van Zandt

DEPARTAMENTO NACIONAL DE MISSÕES
Elder Adriano Alberto da Silva Cunha, presidente
                                         

Conhecimentos básicos
 Sobre a
 Igreja de Deus em Cristo


O símbolo da Igreja de Deus em Cristo: É uma conseqüência do Brasão do Bispo Presidente da Armas, que se tornou bastante familiar para a Igreja. O desig do selo oficial da Igreja foi criada em 1973 e adotada na Assembléia Geral em 1981.

O TRIGO óbvio acumulado no centro do selo representa todo o povo da Igreja de Deus em Cristo, Inc.

 A CORDA de trigo que mantém o eixo juntos representa o fundador da Igreja, o bispo Charles Harrison Mason,  a chamada do Senhor, como faixas, juntos, como uma Fraternidade de Igrejas na Assembléia Pentecostal, Primeira Geral da Igreja ,em 1907.
A data no selo tem um propósito duplo; Em primeiro lugar, para nos dizer que Bispo Mason recebeu o batismo do Espírito Santo em março de 1907, e, em segundo lugar, para nos dizer que foi por causa dessa manifestação que o Bispo Mason foi compelido chamar-nos  em novembro de 1907, para organizar a Igreja de Deus em Cristo.

A CHUVA no fundo representa a Chuva Serôdia ou o Avivamento e tempo que provocou o surgimento de nossa Igreja, juntamente com outros Órgãos Santidade Pentecostal na mesma época. A chuva também serve como um desafio à Igreja para manter Cristo no centro de nossa adoração e serviço, para que Ele possa continuar a utilizar a Igreja de Deus em Cristo como um dos veículos de Reavivamento Pentecostal antes do retorno do Senhor
I
O Departamento de Lar e Missões: Estrangeiras teve seu início em 1925. A Casa do Lar Oração Internacional e Junta de Missões Estrangeiras (de Portland, Oregon), sob a liderança de Elder Searcy, filiou-se com a Igreja de Deus em Cristo. Este grupo permaneceu com a igreja até junho de 1926. Quando a Casa de Oração retirou o pequeno saldo que ficou na sua tesouraria foi dado ao bispo CH Mason. Ele foi pegar a disposição dele na causa de Missões Estrangeiras.
Em 1926, por recomendação da mãe Lizzie Roberson, Elder CG Brown de Kansas City Missouri, foi nomeado o primeiro Secretário Executivo Tesoureiro do Lar e do Departamento de Missões Estrangeiras Bispo CH Mason. Em 02 de dezembro de 1926, em nossa sede em Memphis, Tennessee, o Conselho de Elderes  reuniu-se e organizou a primeira placa de Missões da Igreja de Deus em Cristo. Este conselho era composto por cinco membros, a saber:
Elder J. R. Anderson, presidenteMilwaukee, WI,
Elder VM Barker, Vice-Presidente Kansas City, MO
Elder C. G. Brown, Exc. Seg. & Trea Kansas City, MO
Fundamentos Elder C., Gravação Sec. Kansas City, MO
Elder Faixa de C., Sec correspondentes. Chester, Pa.
Mãe L. M. Cox, Representante Trenton, Nova Jérsia
O Conselho de Missões se reunia anualmente na santa Convacação nacional em Memphis ou a pedido do Diretor, Elder Brown. 
Em 1927, a chamada foi feita para que os Obreiros vão para servir ao Senhor em terras estrangeiras. Sra. Mattie McCaulley de Tulsa, Oklahoma foi a primeira a responder à chamada. Ela foi enviada para Trinidad, uma das ilhas das Índias Ocidentais. Depois de passar algum tempo lá estava, em seguida foi enviada para Cristobal, Canal Zone. Ela também passou algum tempo na Costa Rica, e depois voltou para casa. Foi durante este tempo, enquanto freqüentava a Convocação Nacional que o Elder Cornelius Hall, um nativo de Turks Island, British West Indies, ofereceu-se para voltar à sua terra natal para servir ao seu povo. Ele serviu fielmente durante 10 anos. Ele morreu no mar durante uma viagem  para chegar a seu povo.
Após a perda de Elder Hall, a obra foi realizada por Elder RE Handfield que havia sido assistente de Elder Hall. Ele serviu na ilha Turks fielmente até sua morte em 1949.
Em 1929, Miss Elizabeth White, que já tinha feito três anos de serviço com as Assembléias de Deus em Cabo Palmas, Libéria, tornou-se membro da Igreja de Deus em Cristo e se ofereceu para continuar seu trabalho na África, sob a bandeira da igreja.

II
Ela foi mandada de volta à África pela Junta de Missões em 1930.
Lá, ela trabalhou sozinha entre os nativos na Estação de Missão Bonika. Como resultado de seu trabalho, uma pequena congregação foi iniciada. O trabalho aumentou, até que foi necessário enviar outra missionária. Mãe Roberson recomendada pela Sra. WC Ragland, Columbus, Geórgia, a Junta de Missões para ser a assistente de Miss White.
 No final da Santa Convocação em 1931, a Sra. Ragland foi nomeada. 
Na primeira parte do ano de 1932, ela partiu para a Libéria, África Ocidental. Aqui estas duas mulheres supervisionaram a construção de um edifício da igreja de estuque ... .... A nossa primeira na África.
Depois de passar quatro anos no calor grave, Missionaria  White voltou para casa para um descanso muito necessário. Miss Ragland  permaneceu na África e continuou o trabalho até Missionária White retornar em 1935.
Em 1937, Miss Beatrice Lott de Dallas se juntou aos missionários e uma obra foi iniciada em Tubake e em Wissikeh. Quando a Segunda Guerra Mundial começou e as forças de combate aumentou em todo o continente da África, os missionários foram chamados para casa pelo governo dos EUA para esperar até o fim do conflito.
Enquanto os ex-missionários foram ocupadas em ministrar em diferentes áreas, foi através de suas mensagens inspiradoras que Miss Dorothy Webster, uma professora nas escolas públicas de Cleveland, Ohio, Mississipi e Martha Barber de Chicago, Illinois, sentiu o chamado do Senhor para ir para o campo missionário. Miss Webster foi levada a escolher a República do Haiti para seu campo de ministério, enquanto Miss Barber escolheu Libéria. Miss Barber foi com Miss Lott de volta para a Libéria.
Também em 1937, o Conselho foi reorganizado e ficou conhecido como o Departamento de Lar e Missões Estrangeiras da Igreja de Deus em Cristo. Bispo Samuel Crouch de Los Angeles, Califórnia, foi nomeado presidente do Departamento. Bispo Crouch  visitou a obra estrangeira e os Bispos nomeados por vários campos. Ele montou conferências e os mantinha em vários estados.
Bispo Crouch  mais tarde se juntou o Bispo Richard L. Fidler de Racine, Wisconsin, que reuniu o trabalho de Cuba e grande parte do povo de língua espanhola das Américas. De acordo com Bispo o "Outlook Missão" Fidler tornou-se o documento oficial do Departamento. Serviu bem com Bispo Crouch.
 Em 1968, Bishop SM Crouch se tornou o terceiro presidente assistente Bispo da Igreja de Deus em Cristo.

III
Bispo Martin de Seaside, Ca., Foi nomeado presidente do Departamento de Lar e Missões Estrangeiras. Bispo Martin levou o Departamento até 1973, quando foi nomeado Bispo Jurisdicional da Califórnia NW
Em 1939, Overseer AB McEwen foi nomeado Bispo de Campos Exteriores. Mais tarde, ele conseguiu que Elder Joseph St. Juste, um ministro nativo,fosse supervisor nomeado do Haiti, com cerca de 96 igrejas afiliadas com a Igreja de Deus em Cristo.
Após a morte de Supervisor St. Juste, Bispo Courtney foi feito Bispo de Haiti.
 Ele foi sucedido por Elder Dautruche Lopez, um nativo do Haiti. Elder Dautruche foi consagrado Bispo do Haiti, em 1947.
 Sob sua liderança, a igreja continuou a crescer. Agora temos cerca de 42 escolas, um orfanato, um complexo de apartamentos e mais de 150 igrejas.
Em 1945, Bispo Fundamentals C. foi nomeado Bispo da Libéria. Ele chegou em Monróvia, em setembro de 1948. Ele formou uma familiaridade com alguns dos funcionários do governo, entre os quais Sua Excelência o Presidente Tubman, o Presidente da República da Libéria. Ele foi tratado com toda cortesia por um executivo de destaque da Igreja.
Não havia edifício da igreja ou outro grupo em Monróvia. Bispo Fundamentals começou a com o Elder Valentin Brown, ministro nativo da Igreja, e eles adquiridos uma visão em cima de um morro localizado ao longo da Broadway Street para erguer uma casa de culto.
Em quatro semanas, as paredes foram concluídas e o prédio estava pronto para coberturas.  Bispo Fundamentals realizou a primeira convocação da Igreja de Deus em Cristo na África. No verão de 1949, Elder OT Jones, Jr. (agora bispo OT Jones, Jr.) de Filadélfia foi enviado para Monróvia para incentivar o trabalho. No mesmo ano, a Sra. Francina Wiggins foi enviada para a Libéria para ajudar mãe White na Estação Wissikeh. Mãe Wiggins  foi mais tarde para a Estação Monalu e foi fundamental na construção de uma igreja, uma escola e um complexo de missão.
Elder Charles Kennedy e sua esposa Mary Beth foram para a Libéria em 1959 para servir em Wissikeh onde serviu ao Senhor por estar no comando da Estação de Missão, a realização de uma escola com níveis de ensino tanto fundamental e médio, uma clínica e outros ministérios necessário até que eles voltaram para casa cerca de cinco anos mais tarde.





IV

Em 1973, o Departamento foi então colocado sob a supervisão de um comitê provisório:
Bispo D. F. Washington, presidente
Bispo J. A. Blake
Bispo C. L. Anderson
Sob esta comissão, Bispo RL Fidler tornou-se o Secretário Executivo. Em novembro de 1975, na Convocação Nacional em Memphis, TN., Com o consentimento do Conselho Geral, Elder Carlis Moody, Sr. de Evanston, Illinois, foi nomeado pelo Bispo JO Patterson para ser presidente do Departamento de Lar e Missões estrangeiras.
Elder Moody imediatamente começou a reorganizar o Departamento de Missão, dando novas diretrizes. Uma placa nova foi selacionada para missões.
Os oficiais foram:
Elder Carlis Lee Moody, Sr., Presidente
Elder J. W. Denny, Sec Executivo.
Sra. D. M. Patterson, Tesoureiro
Mr. Oknewa Onwuckewa, Finanças Sec.
Elder Benjamin Crouch, presidente da Comissão de Finanças
Elder WW Covington, Vice-Presidente da Comissão de Finanças
Através deste conselho uma nova estrutura organizacional foi estabelecida, por escrito, e aprovado 06 de abril de 1976, em seguida, em 1 de novembro de 1977, foi alterada.
Uma das primeiras tarefas Elder Moody foi para visitar o Haiti e registrar toda a Igreja de Deus em Cristo propriedades lá. Presidente Moody foi ocupado verificando sobre o andamento do trabalho no campo missionário, e incentivando o apoio da igreja para missões nacionais. Ele visitou a obra no Haiti, Canadá, Jamaica, México, Belize, Nassau, Alemanha, República Dominicana, Puerto Rico, Ilhas Virgens, Libéria, Gana, Nigéria, Panamá, Inglaterra, Índia, Sri Lanka, Quênia, Colômbia, Trinidad, Malawi, Brasil, África do Sul e Barbados. Presidente Moody também acrescentou estes ministérios para o Departamento de missão:
1) Juventude On A Mission (YOAM) - um ministério de jovens que visitam o campo missionário para servir a cada verão.
2) Apoio ao Estudante - um ministério de apoio aos estudantes estrangeiros.
3) Toque uma vida - ministério de apoio à criança


V
4) Ajuda Enfermeiros Ministério Nurses Aid Ministério - enfermeiros, tendo suas habilidades para o campo missionário.
5) Apoio Irmã Ministério Church - uma igreja nos EUA dando apoio igreja no campo missionário.
6) A Voz de Missões A Voz das Missões - uma revista bimestral
Em 1983, Bishop Moody, com a Mãe Irene Oakley, a ajuda eo apoio da Mãe Mattie McGlothen e do Departamento das Mulheres começou o trabalho de reconstrução de um edifício no Haiti. Foi concluída no verão de 1984. Esta unidade habitacional tem dez terminar, apartamentos mobilados.
Bispo Moody assumiu um novo desafio para comprar a propriedade para a casa de nosso orfanato no Haiti, ao custo de US $ 125.000. 
O orfanato já foi pago e redecorado.Foi dedicado, em janeiro de 1996.
O falecido Bispo JW Denny, que era então Elder JW Denny do Secretário Executivo, trabalhou próximo ao  presidente. Um voto de agradecimento a todos os membros do Conselho da Missão. Eles têm sido uma fonte constante de encorajamento para o presidente.

História

 Origens Santidade
A Igreja de Deus em Cristo foi formada em 1897 por um grupo de batistas desassociados, notadamente Charles Price Jones (1865-1949) e fundador Charles Harrison Mason (1866-1961). Jones e Mason foram licenciados ministros Batistas no Mississippi na década de 1890 que foram desassociados pelos Batista locais  para pregar a doutrina da perfeição cristã também conhecida como "Santidade". Eles se tornaram associados com um grupo de homens que se tornaria o início  líderes afro-americanos do movimento de santidade no final do século 19.
Santidade foi interpretado por muitas denominações cristãs do final do século XIX como uma heresia, porque os defensores da Santidade ensinavam, que um indivíduo poderia ser livre da prática do pecado e viver livre neste mundo através do poder do Espírito Santo.


VI
 Isso só poderia ser experimentado, no entanto, se tivesse recebido o batismo no Espírito Santo, que é uma experiência subseqüente à salvação, onde o crente é purificado a partir de seu pecado original que havia sido repassado a todos os homens através de Adão. Essa experiência ficou conhecida como "santificação". Muitos avivamentos foram realizados e muitos novos convertidos vieram a ser "santificados", assim sendo transformados de pecadores em "santos".Este termo "santo" ainda é usado por fiéis COGIC ao abordar-se. Jones e Mason começaram a ensinar a doutrina da Santidade e Santificação em suas igrejas batistas. Mason foi fortemente influenciado pelo testemunho da Afro-Americana evangelista Metodista Amanda Berry Smith que testemunhou que ela havia sido santificada em 1890. No entanto, uma vez que pessoas testemunharam a ser "santificados", muitos foram perseguidos e expulsos de suas principais igrejas e começaram a estabelecer novas igrejas  independentes Em 1896, Jones e Mason conduzidos por um renascimento em Jackson, Mississippi, que levou à sua expulsão da Associação Batista local. C. P. Jones liderou um grupo de seguidores do Monte. Helm Igreja Batista em Jackson, MS para formar o Cristo Temple Church. Em 1897, C.H. Mason estabeleceu a Igreja St. Paul, em Lexington, MS que se tornou a primeira e mais antiga congregação COGIC no mundo.
Quando a primeira convocatória foi realizada em 1897, o grupo era originalmente conhecido simplesmente como a "Igreja de Deus". Muitos grupos cristãos formandos a partir deste momento com  nomes bíblicos, como "Igreja de Deus, Igreja de Cristo, ou Igreja do Deus Vivo" e termos rejeitados, como Batista, Metodista, Episcopal ou como não sendo nomes bíblicos para a igreja. No entanto, muitos grupos de santidade novos estavam se formando e usando o nome de "Igreja de Deus", que Mason procurou um nome para distinguir esta organização Santidade dos outros. Mais tarde, em 1897, enquanto que em Little Rock, AR, Mason acreditava que Deus havia lhe dado um nome para o grupo, a "Igreja de Deus em Cristo" (COGIC). Mason acredita que o nome tirado de 1 Tessalonicenses 2:14 foi divinamente revelado por inspiração bíblica.  Mason acreditava que Deus disse: "Se você pegar o nome que eu te dou, eles nunca iriam construir um edifício que irá comportar todos que virão.
VII
 "O grupo adotou o nome e COGIC começou a crescer em todo o sul. C.P Jones foi eleito O Superintendente Geral C.H. Mason foi escolhido como Supervisor do Tennessee, e JA Jeter foi selecionado como Supervisor do Arkansas.
Adoção do pentecostalismo
Na virada do século XX, uma nova doutrina sobre o "Batismo do Espírito Santo" estava sendo ensinada nas igrejas da Santidade. Os defensores da nova doutrina ensinavam que quando alguém recebe o Batismo do Espírito Santo, o mesmo deve "falar em línguas", como os primeiros cristãos fizeram como registrado no livro de Atos. Logo um grande avivamento começou em Los Angeles, CA, onde as pessoas foram passando por este fenômeno. Em 1906, Mason, Jeter e D.J. Jovens foram nomeados como comissão por Jones para investigar relatos deste grande avivamento em Los Angeles, CA, que estava sendo liderada pelo pregador itinerante, William J. Seymour  Mason em visita ao que ficou conhecido como o Reavivamento da Rua Azusa mudou a direção da igreja Holiness recém-formada. Durante sua visita, Mason experimentou o Batismo no Espírito Santo como evidenciado pelo fenômeno conhecido como "falar em línguas" de acordo com Atos 2:4. Após seu retorno ao Tennessee do Reavivamento da rua Azusa, Mason começou a pregar e ensinar a mensagem pentecostal em congregações COGIC.Logo surgiram facções desenvolvidas que dividiram a igreja em seguidores de Jones e seguidores de Mason.
Em 1907, na convocação geral realizada em Jackson, MS, ocorreu um grande debate, onde Jones, Mason e Jeter rejeitaram o ensino sobre o batismo no Espírito Santo com o falar em línguas como a evidência inicial. Eles haviam  ensinado e pregado que "santificação"  e o batismo do Espírito Santo e que as línguas poderia ser um sinal, mas não o único sinal de que um haviam sido batizados. Este debate e discordância resultou na expulsão de Mason e a separação da igreja. Mais tarde, naquele mesmo ano, Mason convocou uma reunião em Memphis, Tennessee, e reorganizou a Igreja de Deus em Cristo (COGIC) como um corpo Holiness-Pentecostal. Depois de anos de litígio sobre o uso do nome pelos dois grupos, o grupo de Mason recebeu a carta original. Assim COGIC tornou-se o órgão legal fretado primeiro Pentecostal sede nos Estados Unidos.
VIII
O segmento de crentes que continuaram a seguir Jones e Jeter rejeitando a nova doutrina pentecostal do batismo do Espírito Santo continuou como uma igreja da santidade e se tornaram a [Igreja de Cristo (Holiness) EUA] em 1915. Os primeiros pioneiros deste corpo recém-formado Pentecostal em 1907 foram ER Driver, J. Bowe, RR Booker, RE Hart, W. Galês, AA Blackwell, E. M. Blackwell, M. E. Page, R.H.I. Clark, D.J. Young, James Brewer, Daniel Spearman, e J.H. Boone. Estes Elderes se tornaram a primeira Assembléia Pentecostal Geral da Igreja de Deus em Cristo. Eles escolheram por unanimidade Mason como Supervisor Geral e Chefe Apóstolo. A Mason foi dada autoridade para estabelecer doutrina, organizar auxiliares e nomear bispos.
Crescimento e Transição
 C.H. Era pedreiro 1907-1961 "Santidade e cobrirão a terra"
Após se mudar para Memphis e estabelecendo-o como a sede da COGIC, Bispo Mason fundou e pastoreou a COGIC Templo. Bispo Mason estabeleceu o encontro anual dos santos que se tornou conhecido como a "Santa Convocação Internacional" que será realizada em Memphis, Tennessee para 20 dias com início em 25 de novembro e concluir em 14 de dezembro. Esta época do ano foi escolhida porque a maioria dos santos neste momento eram agricultores e tinham que fazer suas colheitas. Durante a Santa Convocação, os santos se reuniam para orar, jejuar, pregar, ensinar companheirismo, e para conduzir os negócios relativos à organização nacional. Como a igreja continuou a crescer, Bispo  Mason estabeleceu departamentos e auxiliares, distritos criados, e os superintendentes nomeados em todo o país. 
Pregação Bispo Mason foi muito prático e espontâneo, muitas vezes deslocou do ensino para a pregação cantando e orando todos em uma apresentação. No entanto, ele é mais conhecido por sua vida coerente, disciplinada e de oração. Na verdade, COGIC orgulha-se como uma igreja construída sobre a oração e o jejum.
Como um apóstolo da mensagem Santidade Pentecostal, ele estava convencido de que "Santidade" seria cobrir a terra. 

IX
Bispo Mason viajou o comprimento e a respiração do país pregando e estabelecendo igrejas COGIC. COGIC porque era uma organização legalmente constituída religiosa, isto deu suas credenciais um reconhecimento legal de que muitos independentes e não filiados ministros Pentecostal desejavam, muitos aderiram à organização. Foi durante estes anos de formação que Mason credenciava ambos os ministros brancos e afro-americanos que, subseqüentemente, se tornem líderes dentro de outras denominações pentecostais como a Assembléia de Deus EUA, as Assembléias Pentecostais do Mundo, e os Estados Unidos Igreja Pentecostal Internacional. Deve-se notar que o primeiro Secretário Geral da COGIC foi um Elder branco chamado William B. Holt. Muitos ministros brancos foram licenciados e ordenados pela COGIC através do que muitos consideravam um "acordo de cavalheiros" Infelizmente sendo localizadas principalmente no sul, era difícil para os pentecostais permanecerem integrados em grande parte devido a proibições, Jim Crow e do preconceito racial. Quando a Assembléia de Deus foi fundada em 1914, foram enviados convites só para ministros brancos Pentecostais incluindo 350 ministros licenciados através COGIC. No entanto, Bispo Mason pregou nesta reunião de fundação das Assembléias de Deus e desejou-lhes bem em seus esforçosApesar deste grande êxodo de ministros brancos, um número de ministros brancos e os membros permaneceram na COGIC até os anos 1930. A partir desse ponto, no entanto, COGIC cresceu principalmente como uma igreja afro-Americana predominantemente.
A Igreja de Deus em Cristo começou originalmente nos estados do sul do Arkansas, Tennessee e Mississippi. Como afro-americanos migraram para o norte durante a Grande Migração, membros convertidos espalharam a igreja no norte e oeste. Além de seus próprios esforços, Bispo Mason enviou dezenas de pregadores e evangelistas carismáticos para as principais cidades e áreas urbanas norte e oeste para espalhar a COGIC incluindo William Roberts (Chicago), OM Kelly (New York), O.T. Jones Sr. (Philadelphia), ER Driver (Los Angeles) e Samuel Kelsey (Washington, DC) A partir dessas grandes cidades, a COGIC foi espalhada por todo o país.

X
Em 1926, Mason autorizou a constituição da igreja delinear os estatutos, regras e regulamentos da igreja. Em 1933, Bispo Mason separou cinco bispos para o cargo de bispo na igreja.Esses homens tornaram-se os primeiros cinco bispos da COGIC. Os consagrados foram:. Bispo Stafford, Detroit, Michigan; Bispo EM Page, Dallas, Texas; Bispo WMRoberts, Chicago, Illinois; Bispo O.T. Jones, Sr., Filadélfia, Pensilvânia, e Bispo RFWilliams, Cleveland, Ohio.
O primeiro templo nacional, foi concluído em 1925. No entanto, este tabernáculo foi destruído por um incêndio em 1936. Em 1945, o Mason Temple  foi dedicado em Memphis como o local da igreja nacional. Construído na década de 1940 durante a Segunda Guerra Mundial, sua construção foi um esforço de referência por um grupo de afro-americanos durante esse período. Quando concluído, o edifício sede tinha cerca de 5000 lugares, tornou-se o auditório maior da igreja e de qualquer grupo religioso negro na América. Após sua morte, o Bispo Mason foi sepultado no Templo Mason, a única pessoa tão honrada na cidade de Memphis. No auditório da igreja histórica o Dr. Martin Luther King, Jr pregou sua mensagem final para o mundo: "Eu fui ao topo da montanha" discurso feito no púlpito do Mason Temple em 03 de abril de 1968. Mason Temple permaneceu no local da Convocação Internacional até os meados de 1970 quando o número de delegados excedeu em muito a capacidade.
Em 1951, Bispo Mason estava se aproximando de 85 anos de idade. Percebendo que ele não poderia mais ser tão ativo como ele tinha sido, ele montou uma "comissão especial" para ajudar com a administração e supervisão da igreja. Em 05 de junho de 1951, Bispo Mason selecionou : Bispo AB McEwen, Bispo J.S. Bailey, eo Bispo O.M.Kelly como seus assistentes. Em 19 de maio de 1952, acrescentou o bispo J.O.Patterson, Sr. a esta comissão. Também em 1952, Bispo Mason revisou a Constituição para determinar a liderança e sucessão da igreja após a sua morte. Em 12 de outubro de 1955, mais três bispos foram adicionados a esse grupo, a saber: Bispo UE Miller, o bispo S. M. Crouch, e Bispo O.T. Jones, Sr.


XI
 Este grupo ficou conhecido oficialmente como a Comissão Executiva e assumiu um controle maior sobre assuntos da igreja até a morte de Bispo Mason. A igreja tem experimentado um crescimento fenomenal desde a sua criação em 1907 com dez igrejas. Na época da morte do Bispo Mason, em 1961, COGIC tinha se espalhado para todos os estados da União e para muitos países estrangeiros com uma adesão de mais de 400.000 membros e mais de 4000 igrejas. O crescimento da COGIC no momento da morte do Bispo Mason dá crédito a seus incansáveis ​​esforços para ensinar e pregar a mensagem de Santidade Pentecostal e sua liderança excepcional na construção de uma organização global cumprindo a visão profética do que COGIC Santidade iria cobrir a Terra.

 O.T. Jones Sr. Era 1962-1968 "A Temporada de Testes, Ensaios e Triunfos"
Bishop Charles Harrison Mason morreu em 17 de novembro de 1961 com a idade de 95. Ele levou a COGIC por 54 anos. Como fundador, Bispo Mason tinha o poder absoluto e autoridade sobre todos os assuntos de política eclesiástica. Após sua morte, de acordo com a constituição da igreja 1952, o controle da igreja e revertido para o conselho de bispos, mas a constituição não especificamente delineava um sucessor  após a sua morte. A liderança da COGIC lamentou a perda do Bispo Mason demorou o período de um ano para que fosse determinada a nova liderança da igreja. Liderado pelo Bispo A.B. McEwen, o Conselho Executivo solicitou à Assembléia Geral que fosse autorizado a continuar a funcionar até que uma nova liderança tivesse sido eleita e eles concordaram. Em 1962, os Bispos W. G. Shipman, W.W. Wells, L. H. Ford, C. E. Bennett, e J.W. White foram adicionados a este fórum ampliando-o para doze membros. Em dezembro de 1962, o bispo O.T. Jones, Sr de Filadélfia, PA foi eleito Bispo Sênior pela Assembléia Geral.
Bispo Jones foi pastor do Templo Sagrado COGIC em Filadélfia e bispo da jurisdição da Commonwealth of Pennsylvania Jurisdição. Bispo Jones foi o último sobrevivente dos cinco primeiros bispos originais consagrados pelo Bispo Mason. 
XII
Bispo Jones, assumindo o poder do Bispo Sênior era o mesmo que o Bispo Mason quando ele estava vivo, as decisões tomadas e as nomeações sem a colaboração e do consenso do Conselho de Bispos, Assembléia Geral ou do Conselho Executivo. Logo depois, surgiram divergências sobre o poder e a autoridade do Bispo Sênior, o poder e a autoridade do Conselho Executivo na 57ª Convocação em 1964. Facções foram desenvolvidas e controvérsias envolveram a organização nascente como as decisões executivas e administrativas estavam sendo feitas por ambos o Bispo Sênior e da Diretoria Executiva, muitas vezes conflitantes entre si. Em 1966, Bispo Jones foi removido do cargo de Bispo Sênior pela Assembléia Geral acusado de abuso de poder e falsas declarações do cargo de Bispo Sênior, no entanto, ele continuou a ser homenageado como o bispo "sênior" da igreja.
Em uma tentativa de recuperar o controle da igreja, o grupo pró-Jones liderou uma fracassada tentativa de golpe durante a 59ª Convocação   em 1966.Processos foram arquivados no Tribunal de Chancelaria do condado de Shelby, TN, para resolver definitivamente a controvérsia da legítima autoridade da COGIC. O tribunal ordenou que a igreja  convocasse  uma convenção constitucional, em fevereiro de 1968. A COGIC elaborava e aprova uma nova constituição que dissolveu o gabinete do Bispo Senior e da Diretoria Executiva e criou o cargo de Bispo Presidente e um Conselho Geral que seria eleito a cada quatro anos para presidir a igreja. A Assembléia Geral teria a autoridade suprema sobre a igreja para decidir sobre questões de fé e prática. Em 14 de novembro de 1968, a Assembléia Geral da COGIC eleita o primeiro Conselho Geral e Bispo Presidente da Igreja.
 Primeiro Conselho Geral 1968-1972
Bispo J.O. Patterson, Sr-Bispo Presidente
Bispo J.S. Bailey - Assistente Administrativo Primeiro
Bispo S.M. Crouch - Assistente Administrativo II
Bispo N. W. Wells
Bispo L. H. Ford
Bispo O.M. Kelly


XIII

Bispo C. E. Bennett
Bispo J.A.
 Blake
Bispo J.W. White
Bispo D.L. Williams
Bispo F.D. Washington
Bispo J. Husband D.
A questão da autoridade executiva e sucessão para COGIC foi finalmente resolvida.Historiadores consideram os anos 1962-1968 como o período negro da igreja. Esta "experiência no deserto" foi evidenciada por uma polarização de opiniões profundas, quebrado bolsas espiritual e amizades, e conduta cristã questionável. Vários bispos não concordaram com esta nova estrutura e romperam os laços com COGIC para começar suas próprias organizações. A fenda mais notável ocorreu em 1969, quando 14 bispos se reuniram em Evanston, IL deixaram COGIC para formar a Igreja de Deus em Cristo, Internacional porque discordaram do processo eleitoral na escolha do Bispo Presidente. No entanto, em um movimento que poderia ser visto apenas como uma marca da verdadeira humildade, Bispo OT Jones Sr, não deixou a COGIC depois de perder a sua posição como Bispo Sênior. Ele permaneceu um bispo jurisdicional até sua morte em 1972.  Apesar de divisões e facções, a COGIC continuou a crescer. Em 1973, a igreja alegou uma associação mundial de quase três milhões. De fato, muitos bispos, ministros e membros que deixaram a COGIC durante o Período das Trevas retornaram nos anos posteriores. COGIC tinha sofrido uma temporada de testes e ensaios durante o período escuro, mas agora estava posicionada para triunfar, sob a liderança visionária de o recém-eleito Bispo Presidente.
J.O. Sr. Patterson de 1968-1989 "A institucionalização da Igreja Grand Ole de Deus em Cristo"
Bispo James Oglethorpe Patterson, Sr. foi eleito como o primeiro Bispo Presidente da Igreja pela Assembléia Geral na Convocação Sixty-First Santo da igreja em novembro de 1968, o Bispo JO Patterson era o filho-de-lei do Bispo Mason, ele era casado com Deborah Indiana Mason.

XIV
 Ele serviu a igreja anteriormente como membro do Conselho Executivo e atuou como Secretário Executivo da Igreja. Bispo Patterson pastoreou a COGIC Templo Pentecostal Institucional em Memphis, TN, e foi o prelado presidente da Jurisdição Sede Tennessee. Sob sua liderança sem precedentes e orientação, a criação de uma organização maior e bem definida eclesiasticamente. Bispo J.O.Patterson institucionalizou a igreja internacional com estabelecimento de protocolos de adoração, a política, prática e procedimento com uma nova constituição e manual oficial concluída em 1973. Durante seu mandato, a COGIC se tornou uma força importante na Igreja coletiva Negra e o movimento mundial Pentecostal. A COGIC teve um crescimento tremendo e reconhecimento em muitas áreas se tornando uma das que mais cresce, e maiores grupos religiosos nos Estados Unidos. As realizações do Bispo J.O.  Patterson como Bispo Presidente incluem o estabelecimento do Harrison Charles Mason Seminary, em Atlanta, Georgia, o CH Mason Sistema de Faculdades Bíblia, o JO Patterson Fine Arts Department, o Museu Histórico e Centro de Belas Artes e organizador do Harrison Charles Mason Foundation e Fundo do Bispo Presidente do Benefício que fornece bolsas de estudo para jovens que merecem. Outros ministérios trazidas sob a sua liderança incluem a Livraria COGIC e Editora COGIC. Em 1982, ele liderou a COGIC em sua celebração do jubileu de diamante da Santa Convocação Internacional. Ele foi o fundador e presidente da Sociedade Mundial de Igrejas pentecostais negras e associação formadas, colocando a COGIC no Congresso Nacional de Igrejas negras. Seu maior sonho era estabelecer um complexo internacional de ministério conhecido como "Saints Center" e uma instituição plenamente credenciado e conhecida como "All Saints University," mas infelizmente eles nunca se materializaram. Suas iniciativas permitiram o crescimento da igreja para ser superior a quatro milhões nos cinqüenta estados e 47 países estrangeiros com 10.000 igrejas no momento de sua morte em 1989. Posteriormente, ele foi eleito quatro vezes e durante o seu mandato de 21 anos como Bispo Presidente, ele consagrou e nomeou mais de 100 bispos.

XV
 L.H. Ford de 1990-1995 "Back to Santidade Basic"
Bispo Louis Henry Ford de Chicago, IL, foi eleito e assumiu a liderança da igreja depois da morte do Bispo JO Patterson, Sr. em 1990. Bispo Ford pastoreou a St. Paul COGIC em Chicago, IL e foi o prelado presidente da Jurisdição Illinois Historic First. Um filho do ministério do Bispo Mason, bispo Ford dedicou-se a retornar a COGIC à sua ênfase na "Santidade" como báse. Ele era muito crítico do uso de "alta igreja" liturgia, paramentos, e modernidade que tinham sido introduzidas na igreja pelo Bispo Patterson. Ele dedicou seus esforços para lembrar os santos sobre os sacrifícios dos pioneiros da COGIC e desafiou a COGIC a permanecer fiel ao seu alicerce espiritual. Ele reabriu Academia dos Santos e construiu colégios investindo vários milhões de dólares, Deborah Mason e Patterson Hall, em Lexington, MS e renovou as propriedades nacionais em Memphis, incluindo Mason Temple. Embora muito prático em sua teologia, bispo Ford foi um forte defensor da justiça social. Ele foi o primeiro a trazer para o cenário nacional a morte horrível de Emmett Till. Bispo Ford oficiou o funeral e elogiou a Emmett Till no Templo de Robert COGIC em 1955. Localmente em Chicago, ele organizou iniciativas de recenseamento eleitoral e protestou contra a segregação de alojamentos em Memphis durante as santas convocações durante a era dos Direitos Civis. Bispo Ford é mais notavelmente creditado por trazer o presidente Bill Clinton, seu amigo e o primeiro e único presidente dos EUA a fazer de seu endereço a COGIC durante a 86ª Convocação Internacional em 13 de novembro de 1993, Mason Temple. Desde então, cada presidente dos EUA tem buscado o apoio e orientação dos Bispos presidentes da COGIC.
 C.D. Owens de 1995-2000 "Vision 2000 and Beyond"
Bispo Chandler David Owens foi preparado para a liderança da COGIC e foi eleito após a morte do Bispo Ford em 1995, tornando-se o Bispo Presidente. Bispo Owens ganhou atenção nacional na igreja como o presidente do Departamento de Juventude. Bispo Owens era um evangelista notavél da igreja e pastor de várias igrejas, incluindo: Temple Bostick em St. Louis, MO; Cathedral Well COGIC em Newark, NJ, e COGIC Maior Comunidade em Marietta, GA.
XVI
 Ele também serviu como o prelado presidente do New Jersey Garden State Jurisdição e Competência da Geórgia Central. Conhecido por seu vocabulário eloqüente e extenso, astuto e com habilidades de liderança organizacional, Bispo Owens levou a COGIC em seu centenário em 1997, com o tema "Santidade, uma base comprovada para um futuro promissor! Ele é creditado com os departamentos de reestruturação sistemática e ministérios da Igreja, a expansão da igreja na Ásia principalmente da Índia e nas Filipinas, e colocando a COGIC como empresa financeira. Bispo Owens havia esboçado um plano progressivo para a posição da COGIC para o ministério no século 21 conhecido como "Vision 2000 and Beyond ". Em um movimento único e incomum no entanto, Bispo Owens se tornou o primeiro líder e da igreja a ser removido do cargo de Bispo Presidente através do processo eleitoral. Em 2000, no 93ª Convocação Internacional, a Assembléia Geral votou no Bispo Gilbert Earl Patterson como o novo Presidente da COGIC. Bispo Owens continuou a servir como bispo jurisdicional e membro do Conselho Geral até sua morte em 2011.
 G.E. Patterson de 2000-2007 "COGIC no Século 21: Abraçando Um Ministério Wholistic"
Bispo Gilbert Earl (GE) Patterson re-iniciou a presença de COGIC como a principal igreja Pentecostal nos Estados Unidos. Note-se que G.E. Patterson era sobrinho de J.O. Patterson, Sr. Ele começou sua carreira ministerial como co-pastor do Templo Sagrado COGIC com seu pai, Bispo WA Patterson. Em 1975, ele renunciou ao cargo de co-pastor do Templo Sagrado e retirou sua filiação da COGIC porque não concordava com o Bispo JO Patterson, o bispo presidente na época, sobre o bispado em Memphis .Ele estabeleceu o Temple of Deliverance, the cathedral of blessing Bountiful, que cresceu para se tornar a maior igreja pentecostal em Memphis. Em 1988, após treze anos houve um êxodo da COGIC, Bispo GE Patterson retornou como o prelado fundador da Jurisdição Tennessee recém-formada. Como pastor de uma mega-igreja, o Templo de 14.000 Deliverance COGIC em Memphis, TN, de renome mundial e tele-evangelista, ele é creditado com por fazer da COGIC uma marca exclusiva. 

XVII
Bispo Patterson era capaz de ultrapassar barreiras denominacionais e incentivar as organizações não-COGIC para trabalhar em conjunto em atividades ecumênicas. Como um pregador por excelência, ele redefiniu a COGIC em sua mensagem de Santidade Pentecostal para testemunhar por todo o mundo com uma pregação sólida e dinâmica, ensino expositivo. Um evangelista no coração, ele pregou e encorajou a igreja a lembrar a sua fundação espiritual do passado, mas também a abraçar um ministério integral para o futuro. A humanitária e filantropa, ele estabeleceu Charities COGIC que já forneceu milhares de dólares em bolsas de estudos e assistência física e financeira em tempos de desastres como o furacão Katrina e Rita. Sua morte prematura em março de 2007 deixou um grande vazio na igreja, mas a COGIC continuou a avançar e prosperar sob a liderança capaz e visionária de seu atual líder, Bispo Charles E. Blake.
 C.E. Blake de 2007-Presente "COGIC: An Urban Ministério com um Global Witness"
Bispo Charles Blake assumiu a liderança e foi eleito Bispo Presidente da Igreja após a morte do Bispo GE Patterson. Bispo Blake é o pastor sobre o famoso West Angeles COGIC Catedral em Los Angeles, CA. Por muitos anos, West Angeles foi uma das mais rápidas igrejas a crescer nos Estados Unidos e continua sendo a maior congregação COGIC local com uma adesão de 25.000. Ele também serviu como o prelado que preside a primeira jurisdição do Sul da Califórnia. Tomaou o leme durante um tempo de tristeza, transição, e celebração, o Bispo Blake levou a COGIC reverência pela morte do Bispo GE Patterson março 2007, enquanto, ao mesmo tempo preparou a igreja para a sua convocação 100, um marco importante para a igreja. Estima-se que 70 mil "santos" reuniram-se em Memphis para comemorar o centenário em Novembro de 2007. Um líder progressista e visionário, Bispo Blake é quer que a COGIC torne-se um grande ministério global principalmente na África e na América Latina e, ao mesmo tempo investe no interior das cidades, onde muitas congregações COGIC estão localizadas. Internacionalmente aclamado, Bispo Blake é conhecido por sua iniciativa agressiva, "Salvar as crianças da África", que suporta centenas de crianças Africanas que foram afetadas pelo HIV / AIDS em orfanatos em vários países da África.
XVIII
 Em 2009, Bispo Blake revelou um agressivo programa conhecido como "Iniciativas Urbanas" para resolver a situação das áreas urbanas da América. Em 2010, Bispo Blake levou a igreja em outro passo gigantesco. Pela primeira vez desde a criação da COGIC, devido ao seu tamanho e crescimento para mais de 50.000 delegados, a 103ª Santa Convocação se reuniu fora de Memphis, TN, na cidade de St. Louis, MO.
 Reconciliação Racial
Nos últimos anos, a COGIC e as Assembléias de Deus, e outras denominações pentecostais e demais ministérios, têm se dedicado a reconciliação e cura dos vestígios do racismo dentro do pentecostalismo, que nos separou em linhas raciais em 1914, trabalhando em conjunto nos ministérios comuns. Dois sinais desta reconciliação e cura são de 1994 Memphis Miracle e da Escola de Missões Urbanas de Oakland, Califórnia operado conjuntamente pelas duas denominações. Em 1994, as Igrejas pentecostais / carismáticos da América do Norte (PCCNA) foi formada após a Fraternidade Pentecostal branca da América do Norte (PFNA). O PFNA foi originalmente formada em 1948  incluindo apenas denominações brancas pentecostais excluindo COGIC e outras igrejas não-brancos. Nesta reunião, realizada em Memphis, sede COGIC, o PCCNA foi formada como uma organização inclusiva, incluindo todos os principais grupos pentecostais na América do Norte, independentemente da raça. Desde a sua criação, o PCCNA teve uma liderança co-presidente, que sempre foi um bispo COGIC, geralmente um membro do Conselho Geral, e outro de uma das organizações  da PFNA extinta.
 Presidente Sênior e Bispos da COGIC
Bishop Charles Harrison Mason 1907-1961 - Fundador e Bispo Senior First
Bispo Orzo Thurston Jones, Sr. 1962-1968 - Bispo Senior Segundo
Bispo James Oglethorpe Patterson, Sr. 1968-1989 - Primeiro Eleito Bispo Presidente (eleito quatro vezes)
Bispo Louis Henry Ford 1990-1995 – Segundo a ser Eleito Bispo Presidente (eleito duas vezes)
Bispo Chandler David Owens 1995-2000 – Terceiro a ser Eleito Bispo Presidente (eleito uma vez)

XIX
Bispo Gilbert Earl Patterson 2000-2007 – Quarto a ser Eleito Bispo Presidente (eleito duas vezes)
Bispo Charles Edward Blake 2007-Presente – Quinto a ser Eleito Bispo Presidente (eleito duas vezes)
 Crenças
A Igreja de Deus em Cristo é uma denominação Pentecostal da Santidade-trinitária. A igreja acredita que há três obras da graça (salvação, santificação, batismo no Espírito) que Deus concede aos crentes, muitas vezes testemunho por muitos santos COGIC nesta afirmação: "Estou salvo, santificado, batizados e cheios do Espírito Santo". A igreja acredita que a Bíblia "contém um sistema harmonioso e suficientemente completo da doutrina" e é a Palavra inspirada de Deus. A igreja acredita que "o homem é salvo por confessar e abandonar seus pecados, e crendo no Senhor Jesus Cristo". A igreja acredita que a santificação e o batismo no Espírito Santo são posteriores, distintos, separados da experiência para o novo nascimento. Como uma igreja Holiness, COGIC acredita que a santificação é "operação graciosa e contínua do Espírito Santo, pelo qual Ele entrega o pecador justificado da poluição do pecado, renova toda a sua natureza à imagem de Deus e lhe permite realizar boas obras". O Batismo no Espírito Santo é uma experiência distinta e subseqüente à conversão e santificação que capacita e prepara o crente a viver uma vida de santidade. Como uma igreja Pentecostal, COGIC acredita que Falar em línguas é a conseqüência do batismo do Espírito e é dada aos crentes que procurarem por ele. A Igreja crê na Segunda Vinda de Cristo visível. A Igreja crê na cura divina, no entanto, não defende a exclusão de supervisão médica. Ela acredita que os dons do Espírito são dados aos crentes e são ativos na igreja de hoje. As ordenanças da igreja são o batismo nas águas por imersão, a Ceia do Senhor e lava-pés.



XX
 Estrutura
De acordo com a Constituição de 1973 da Igreja de Deus em Cristo, a igreja tem duas estruturas de governar a igreja: civil e eclesiástica. A estrutura civil da Igreja de Deus em Cristo inclui um Presidente, Primeiro Vice-Presidente, Segundo Vice-Presidente, Secretário-Geral, Tesoureiro Geral e Secretário Financeiro. Todos os diretores são eleitos pela Assembléia Geral. Termos Secretário do Secretário Geral, Tesoureiro Geral e Financeiro executar em simultâneo com a atual administração presidencial, que é eleito a cada quatro anos.
 Diretoria Geral da Igreja
Presidente - Bispo C. E. Blake






OBs: Este material foi traduzido do Inglês, via tradutor on-line (Google); favor ignorar exageros.

Fontes: Wikipedia e www.cogic.net







XXI